O esporte cada vez mais deixa de ter fronteiras e se mostra
como um fenômeno global, que tende a crescer devido, principalmente, a
profissionalização dos clubes e a entrada cada vez mais intensa de parceiros em
busca de abertura de novos negócios.
Recentemente a Fifa mostrou-se surpresa pela enorme busca de
ingressos por parte dos torcedores corinthianos interessados em assistir os
jogos da equipe no mundial de clubes. Como resposta, a entidade divulgou nesta
semana que irá providenciar cotas extras para os torcedores que cruzarão o
planeta atrás de sua paixão.
Esse movimento mostra um grande filão que as empresas de
marketing e de turismo estão buscando investir: o turismo esportivo. Entretanto
para que esse mercado dê frutos é cada vez mais importante que os gestores de estádios
viabilizem a venda dos ingressos de forma organizada e clara. Por estar fora do
local da partida e não ser habituado a frequentar a arenas, este cliente
precisa receber informação ainda mais detalhada do tipo de ingresso que ele
está adquirindo e o local que ele irá assistir ao evento.
Em geral esse torcedor gosta de conforto e não pretende ter
preocupação com incertezas de setores esgotados. Por esse motivo, é muito importante que as
parcerias firmadas sejam realizadas com empresas sérias e com experiência no
setor esportivo, pois ao fechar esse tipo de negociação é a imagem do clube que
está em jogo.
Esse filão vai muito além dos dias de jogos. Hoje em dia
escolinhas de futebol, por exemplo, organizam temporadas em centros de treinamentos
oficiais, cursos de idiomas em outros países que estejam associados ao esporte,
eventos esportivos ou sociais, entre outros.
* Por Rodrigo Calvoso - Diretor de Comunicação
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