18/09/2012

STADIUM MAIS BONITO DO BRASIL



Imagine você um “stadium” que já foi palco das jogadas de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Gerson e muitos outros. Esse era o Stadium da Rua General Severiano, assim mesmo com a grafia em inglês como era utilizado na maioria dos termos ligados ao “football” na época. A casa era do Botafogo de Football Club, o clube ainda não tinha se unido com o clube de regatas, fusão que aconteceu na década de 30, dando a origem ao atual Botafogo de Futebol e Regatas .

Em um tempo onde o futebol era mais charmoso, o estádio foi inaugurado em 1913 ainda com arquibancadas de madeira. Em 1937 o clube fez a Campanha do Cimento, que por meio de um livro de ouro, torcedores doaram dinheiro para a construção das arquibancadas permanentes do estádio.

Em 1948, na ocasião da final do campeonato estadual, o estádio recebeu o seu maior público, cerca de 20.000 espectadores se espremeram para ver o “match” entre Botafogo e Vasco, partida essa vencida pelos dono da casa por 3 a 1.

A torcida alvinegra carinhosamente o chamava  o estádio de “O Mais Bonito do Brasil”. Localizado na rua que dava nome ao estádio, o Stadium da Rua General Severiano foi a casa do Botafogo até a década de 70, quando o clube perdeu a posse do terreno para a Cia Vale do Rio Doce e o estádio foi demolido.

Recentemente o clube retomou a posse do espaço, onde realiza alguns dos treinamentos da equipe de futebol profissional, mesmo tendo cedido parte do mesmo a um centro comercial.

Seguem algumas imagens do ”stadium” que já foi considerado o mais bonito do país:





*Por Romulo Macedo - Diretor Executivo

Comente com o Facebook: