13/08/2012

ATIVAÇÃO EFICIENTE


Dando sequência ao post sobre marketing de emboscada, apresentaremos agora um belo exemplo de ativação, sem se caracterizar emboscada, promovida pelo Bradesco. A campanha "Agora é BRA", não menciona que o banco não é patrocinador oficial dos jogos olímpicos de Londres 2012 mas associa a empresa ao evento que participará em 2016.

A campanha consiste em imagens de atletas em ação acompanhados de um jingle sendo finalizada pela frase “BRA é Brasil. Na torcida pelo Time Brasil em 2012. BRA é Bradesco, Patrocinador oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.” Observe que em momento algum utilizam-se as palavras olimpíadas 2012 ou Jogos Olímpicos 2012 e Londres, o que é vedado pelo Comitê Olímpico Internacional. Somente é informado que estão na torcida pelo time brasileiro em 2012 o que acompanhado das imagens e remete aos jogos olímpicos 2012, observe ainda o cuidado da campanha um utilizar a palavra time ao invés de delegação brasileira. Para finalizar, a campanha informa que é patrocinadora oficial das olimpíadas Rio 2016. Tacada de mestre, pois com todos estes elementos acima descritos declarou apoio ao Brasil em 2012, e, já informou ao público ser patrocinadora oficial do próximo evento.

Com esta campanha o Bradesco comprovou que é possível utilizar-se de um mega evento tendo bom gosto sem causar atrito com seus organizadores e patrocinadores oficiais, basta criatividade e boa assessoria em gestão esportiva. Alertamos que nos Jogos Olímpicos Rio 2016 será necessário uma atenção redobrada, pois a polêmica Regra 40 impõe restrições maiores ainda para o país sede, portanto, como somente 11 empresas tem o privilégio de associar-se aos Jogos, as outras empresas patrocinadoras de atletas ou não terão extrema dificuldade de “pegar carona” no evento para divulgar sua marca.

Um conselho da equipe da Estádios e Arenas: começar as ativações desde já, pois um trabalho de massificação na cabeça dos consumidores durante 4 anos poderá ter resultados excelentes, além de muita criatividade para lidar com a Regra 40 durante o período de competição.


* Por Mario Bini - Diretor de Novos Negócios

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