21/08/2012

INCENTIVO AO ESPORTE




Acabados os Jogos Olímpicos de Londres 2012, a atenção do mundo esportivo voltam-se para o Brasil, pois nos próximos 4 anos sediaremos os 2 maiores eventos do mundo, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada Rio 2016.

Muito se fala no legado que estes eventos deixarão no país e a preocupação procede, visto que, se bem aproveitados podemos ter consideráveis avanços em áreas como arenas esportivas funcionais, transporte, rede hoteleira, aeroportos, urbanismo e segurança entre outras. Porém cabe ressaltar uma área que também pode ter avanços significativos que é o esporte de alto rendimento.Para conseguirmos alcançar um lugar de destaque neste setor temos uma ferramenta muito pouco explorada até o presente momento, as Leis de Incentivo ao Esporte Federal e Estaduais.

Estas leis concedem benefícios fiscais para pessoas jurídicas e físicas que patrocinem projetos esportivos e sociais. Analisando a lei de incentivo ao esporte federal observamos que a empresa que patrocinar um projeto enquadrado o fará doando até 1% do seu imposto de renda devido para o desenvolvimento deste projeto, ou seja, não será necessário nenhum aporte de capital próprio, tudo será custeado com o valor que seria pago ao governo federal. Desta maneira, a empresa reverte um capital que já estaria comprometido com o IR para um projeto e ainda tem a publicidade de apoio ao esporte tão em evidência nos próximos anos.

Importante mencionar que este processo não é simples e requer trabalho. Quem quiser desenvolver um projeto necessita de uma instituição sem fins lucrativos para ser o proponente do projeto junto ao Ministério dos Esportes, além disso o projeto necessita atender uma série de requisitos estabelecidos em lei, que após a aprovação do projeto, está pronto para ser oferecido aos possíveis patrocinadores. É um trâmite um pouco demorado, muito trabalhoso e caso o proponente não tenha ajuda especializada, provavelmente seu projeto será reprovado, porém bem amparado e preenchendo todos os requisitos a probabilidade de êxito é grande.

Os patrocinadores sempre veem com bons olhos este tipo de iniciativa, pois para eles é a possibilidade de expor sua marca em um projeto sem ter que mobilizar capital próprio, ainda mais neste momento em que todas as atenções estarão voltadas para o cenário esportivo.

Entendemos ser esta uma bela alternativa para a elevação de nível do esporte de alto rendimento. Gostou? Tem alguma ideia de projeto? Entre em contato com a equipe da Estádios e Arenas que em parceria podemos alavancar sua ideia/projeto e o esporte nacional.

*Por Mario Bini - Diretor de Novos Negócios

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