01/08/2012

REDES SOCIAIS: O NOVO DESAFIO OLÍMPICO PARA OS ATLETAS




Os Jogos de Londres ficarão marcados pelas polêmicas geradas através das redes sociais, já que na prática esta é a primeira Olimpíada onde realmente todos os atletas possuem total acesso às ferramentas de comunicação, que aproximam os participantes das competições ao grande público de forma rápida e direta.  Em Pequim, devido ao acesso restrito às redes sociais imposto pelo governo local, essas polêmicas foram evitadas. Até por isso, se imaginava que após 4 anos os atletas apresentassem um pouco mais de preparo e profissionalismo para lidarem com esse quadro. 

As redes sociais são ferramentas importantíssimas para qualquer atleta que pretende ter contato com seus fãs e podem alavancar carreiras, fortalecendo a imagem dos competidores, atraindo patrocinadores e novos admiradores. Por outro lado, caso o atleta não receba orientação de especialistas ou não conte com um staff capaz de lhe oferecer suporte em situações complicadas, tendem a acontecer situações desastrosas, principalmente quando o resultado não aparece na área esportiva.

Mesmo antes do início dos jogos a grega Voula Papachristou foi expulsa da delegação de seu país por ter feito um comentário infeliz, onde abordou a presença de africanos na Grécia. Particularmente considerei que a frase em si nem fosse racista, entretanto não há dúvida de que foi uma brincadeira polêmica e infeliz, típica de quem jamais recebeu orientação de um profissional do ramo acostumado a lidar com situações como essa.

Já o suíço Michel Morganella, que integrava a equipe de futebol, foi retirado da seleção pelo comitê do país europeu após o atleta afirmar em seu Twitter que os adversários sul-coreanos eram “mentalmente retardados”. Além de não agregar nada esportivamente, tal comentário fecha qualquer possibilidade de negociar sua imagem junto a futuros patrocinadores que desejarem investir no segmento esportivo. Porém engana-se que tais problemas só ocorrem em terras estrangeiras. A judoca brasileira Rafaela Silva, que foi desclassificada da competição, decidiu discutir com internautas também através Twitter. Tal acesso de fúria de nossa representante mostra que a promissora atleta cometeu um grave, porém básico, equívoco no mundo virtual: jamais acesse a rede no calor da emoção, ou seja, nunca entre em redes sociais com a cabeça quente. Neste caso, Rafaela perdeu uma excelente oportunidade de reverter o quadro, ganhar apoio dos brasileiros e sair ainda mais fortalecida já visando os jogos de 2016, que acontecerão exatamente em sua terra natal.

Sempre lembramos aos atletas que contratam a Estádios e Arenas que redes sociais são locais públicos, verdadeiros palcos, onde devemos agregar valores para as nossas carreiras. Fique sempre atento a fotografias, comentários em momentos de extrema alegria, decepção ou intimidade. Por mais que não acredite, sempre tem alguém de olho em seu perfil, seja para o bem ou para o mal. Então é melhor trabalhar positivamente essas ferramentas para que elas tragam bons frutos e ajude ainda mais na caminhada rumo ao sucesso!

* Por Rodrigo Calvoso - Diretor de  Comunicação

Comente com o Facebook: