30/08/2012

CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE UMA ARENA




Cresce cada vez mais a necessidade de aproximar as arenas esportivas do seu público, afinal de contas como sabemos, hoje esses espaços precisam ser muito mais do que simples campos de futebol ou quadras. Por isso mesmo é cada vez mais importante que esses estádios se posicionem como locais de entretenimento que vivem independentemente das partidas de seus clubes mandantes.

Devido a essa demanda crescente também é cada vez mais nítida a percepção de que os gestores de arenas devem buscar o aprimoramento que os novos tempos pedem. Ainda hoje é muito comum identificar grandes empresas que englobam a área de comunicação e marketing em uma mesma pasta, mesmo sabendo que a exigência do mercado pede uma especialização cada vez maior nesse sentido.

Enquanto o marketing busca, entre outras coisas, viabilizar negócios, espaços comerciais, aprimorar o relacionamento com grandes empresas, desenvolver produtos rentáveis para a arena, a comunicação busca o contato direto com o público final, transformando o ambiente em um local agradável para o visitante. É evidente que em diversas ocasiões tanto um quanto o outro precisam caminhar juntos, porém é preciso identificar o quanto antes o objetivo específico de cada um deles.

As redes sociais são um dos itens que essa confusão fica diversas vezes evidente devido a falta de diálogo entre as partes. Anunciar parcerias e produtos como simples publicidade nessas plataformas são deficiências que muitas vezes o consumidor não deseja receber e passa a rejeitar aquele perfil, que poderia ser um excepcional canal de comunicação.

Hoje no Brasil quase todas as novas arenas já exploram essas plataformas, que evidentemente ainda precisam ser elaboradas, principalmente devido a esse conflito de gestão entre marketing e comunicação.

Outro ponto que muitas vezes criam desconfortos entre esses importantes departamentos é o entretenimento no estádio. A necessidade de mesclar informação com descontração é vital e quando não é operada por profissionais do mercado criam situações constrangedoras tanto para o gestor da arena quanto para o patrocinador. Certa vez um animador de torcida, evidentemente amador e sem orientação, cedeu o microfone para um torcedor responder a uma pergunta que evidentemente teria como resposta o nome do patrocinador máster da equipe. Sem a menor cerimônia, o ilustre visitante soltou para todo o estádio ouvir que gostava mesmo era do concorrente. O que seria um simples entretenimento pré-evento se transformou em uma gafe que criou uma séria rusga entre a entidade e o cliente. Um exemplo clássico de que marketing e comunicação precisam andar unidos, porém cada um com seus profissionais operacionais atuando em seu espaço pré-definido. De qualquer forma esse é mais um enorme potencial que pode ser explorado através de diversas ferramentas, como rádios e TV´s virtuais, entretenimento eficaz em telão, ações virais nos estádios entre outras tantas.

 Ação via Facebook desenvolvida na HSBC Arena (RJ)

Conheça alguns bons exemplos de perfis de arenas disponíveis no Facebook:

- Barclay´s Center 
- HSBC Arena 
- Arena Pernambuco 
- Novo Maracanã

* Por Rodrigo Calvoso - Diretor de Comunicação

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