16/08/2012

NIKE X ADIDAS



As vezes ser patrocinador oficial de um megaevento pode não ser tão bom. Além de ter que investir uma enorme quantidade de dinheiro, os patrocinadores oficias muitas vezes ficam engessados pelos organizadores de festa.

Li no blog do Eric Beting (http://negociosdoesporte.blogosfera.uol.com.br/) do portal UOL, uma lamentação bem marcante sobre falta de espaço para trabalhar a marca. “Quando pensamos em alguém com 14 a 20 anos de idade, quando você não é um patrocinador oficial, pode fazer coisas mais audaciosas que acabam motivando mais esse jovem” Essa frase é ainda mais emblemática, pois foi dita pelo Vice Presidente da Adidas, uma das patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos, Simon Cartwright.

Talvez a afirmação do Sr. Simon tenha sido motivada pelo banho que a Adidas levou da grande concorrente Nike, que não é patrocinadora do evento, nas redes sociais. Segundo informação do socialbakers, a norte americana Nike foi a grande vencedora na “twitteresfera” no perído dos jogos Olímpicos de Londres, sendo citada em 16.020 tweets associando a marca com a palavra Olympic (Olimpíadas em Inglês), batendo a rival Adiadas que foi citada em 9.252 tweets associando aos jogos.

No Facebook a vitória da Nike também foi por uma grande margem. Da abertura dos jogos (27 de julho) até o dia 02 de Agosto a Nike ganhou 166.718 novos fãs na Fanpage global da marca, contra um crescimento de 80.761 fãs da rival Adidas no mesmo período.

E a Nike já está trabalhando para os próximos jogos em 2016 aqui no Rio. A Olímpiadas de Londres nem tinha acabado e a marca esportiva lançou em uma grande festa, recheada de gente famosa, a campanha: #agoraehrio . A campanha já ganhou força no Twitter e conta com garotos propaganda de peso como o lutador Anderson Silva e o zagueiro da seleção David Luis.

Claro que pequenas é médias empresas também poderão tirar proveito dos eventos aqui no Brasil, mas vão ter que desenvolver uma estratégia muito bem feita, criativa e profissional. E você vai ficar esperando o que para tirar proveito dessa grande onda?
* Por Romulo Macedo - Diretor Executivo

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