16/04/2013

AGILIDADE E TECNOLOGIA CONTRA A VIOLÊNCIA


Muitos associam o crescimento do futebol inglês ao severo combate à violência dentro dos estádios, o que é correto. Entretanto até os dias de hoje ainda existem vândalos que se intitulam fãs do esporte e que buscam confusões e ações que nada tem a acrescentar ao futebol.

No último sábado os “torcedores” do Millwall participaram de uma grande e violenta confusão nas dependências do estádio de Wembley, quando sua equipe enfrentava o Wigan, pelas semifinais da FA Cup, e foi derrotada pelo adversário por 2x0.

Os hollingans iniciaram uma generalizada briga entre os próprios membros da torcida, o que logo foi se espalhando até a chegada dos policiais. Diversas pessoas saíram feridas e 14 envolvidos foram presos. Já na tarde desta terça-feira, dois dos indivíduos foram indiciados criminalmente e não poderão pagar fiança para se livrarem da cadeia.

Essa rápida ação mostra como a violência nos estádios passa também por uma rígida revisão do processo penal, que tanto é discutida por aqui. Exemplos como esse poderiam inspirar a justiça brasileira a mostrar para os marginais que ocupam os lugares nos estádios de que a violência não combina com o esporte. Além disso, essa ágil reação do poder judiciário serve de exemplo para os demais interessados em participar de ações como essa de que não vale a pena integrar grupos que possuem esse intuito.

Além das prisões a justiça britânica promete organizar uma grande investigação para revelar todos os envolvidos que por ventura possam ter conseguido escapar do cerco policial. As imagens dos circuitos internos do estádio já estão à disposição do departamento de segurança.  É a tecnologia das modernas arenas andando junto com a agilidade judicial em prol da boa convivência nos estádios.

Abaixo você poderá assistir um trecho da confusão e como as câmeras do estádio possibilitam a identificação desses "torcedores".

* Por Rodrigo Calvoso

Comente com o Facebook: