Caros amigos, hoje venho repercutir a nova realidade do Maracanã e expor minha opinião após mais uma reforma. Há alguns anos o Maracanã vem sendo alvo de reformas que mudam muito, mas não mudam nada. De certo mesmo é que o estádio vem perdendo na quantidade de público durante os jogos dos campeonatos em geral e somente nos jogos das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, finais do Campeonato Carioca, ou Copa do Brasil e Libertadores que vemos uma outra realidade. A de Maracanã cheio e aquela magia que estamos acostumados e adoramos fazer parte, que nos faz abrir mão de outros programas em prol de ir ao "Templo do Futebol".
Muitos são partidários dos estádios de menor porte, pois hoje a realidade é outra. Poucos vão aos jogos com pay-per-view, ingresso caro, o qual não dá para levar a família, espetáculos ruins e sem contar a violência. Realmente todos estes fatores são relevantes e devem ser levados em consideração pelos clubes. Também concordo que deveriam ter o seu próprio estádio, para que não pagassem para jogar e fizessem deste o seu lar ao lado de seus torcedores. O Estádio não deve ser apenas a sua casa, deve também significar a geração de gerar receitas. Só que não podemos esquecer que todos os torcedores e jogadores em geral, são apaixonados pela magia e tudo acerca do Maracanã, uma prova disso é que muitos ainda nem conheceram o Stadium Rio, Engenhão, o qual frequentei e achei muito bom, após conhecer as melhores vias de acesso para o estádio.
Dessa forma devemos entender que o Maracanã, pelo simples fato de ser o Maracanã, já atrai o público, seja ele de qualquer classe social ou time de coração. É preciso fazer então com que ele seja o espetáculo também. Colocando ingressos para cada tipo específico de torcedor, aquele que quer conforto, o que quer ficar em pé. Bons exemplos não faltam, como no estádio do Borussia Dortmund, o Signal Iduna Park, um dos mais citados da Europa pelo que faz durante os jogos, já que disponibiliza áreas sem cadeiras e assim por diante. Hoje a arena pode ser uma grande área de lazer, com restaurantes de todos os tipos, caso a família queira passar o dia, cinemas, áreas direcionadas às crianças, quem quiser fazer churrasco no estacionamento, como nos estádios de futebol americano. Aproximar o público para antes e depois do jogo, não só durante.
Para os que acham isso utópico, temos o exemplo do Camp Nou, estádio do Barcelona, com capacidade para 99.354 e sempre cheio. Para isso, após sair a concessão do Maracanã, que terá capacidade para 76.525, os clubes interessados devem saber negociar e não virarem escravos como anteriormente fizeram em outros aspectos. Ponto fundamental para que se possa gerar mais receita é o tipo de espetáculo que será apresentado, com times fortes, teremos certamente o "Templo do Futebol" lotado sempre, pois no Brasileirão todo jogo é uma final.
*Por Allan Benigno
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