Hoje viajaremos até a Alemanha, mais precisamente para a Bay Arena, casa do Bayern Leverkusen, para conhecer a ativação montada pela seguradora DEVK, parceira do clube para este segmento.
Como já citados em diversas oportunidades, quando uma empresa associa sua marca a um clube ou estádio, e, paga por diversas vezes uma fortuna para isso, é necessário que sejam desenvolvidos um conjunto de ações para que este aporte financeiro tenha um alcance efetivo no público, não basta mais simplesmente ter sua marca estampada na camisa, back drop ou dar nome a uma arena.
Esta prática, muito comum nos Estados Unidos e Europa, começa a ser implementada no Brasil, e, podemos citar como exemplo a Peugeot que lançou seu novo modelo no FLA X FLU de domingo passado, além da Zurich Seguros que confundiu os torcedores presentes no Pacaembu para ver Palmeiras x Santos, ambas as ações foram temas de posts aqui citados.
Importante destacar que clubes e patrocinadores devem utilizar toda a estrutura disponibilizada pela Arena para desenvolverem suas campanhas, e, foi exatamente isso que a seguradora e o clube alemão fizeram quando aproveitaram o telão para dar amplitude maior a campanha, e não ficaram restritos ao setor onde a ação foi realizada, fato que vocês poderão observar no vídeo abaixo.
Outro ponto a se considerar, é que os clubes deveriam utilizar com mais frequência este equipamento, telão, para promover maior interatividade com seus torcedores antes do início das partidas e durante o intervalo, pois desta maneira poderiam vender mais espaços comerciais para as marcas interessadas, e de forma mais atraente para o público, não simplesmente realizar a venda estática de publicidade, com certeza o resultado seria mais efetivo para todos os envolvidos, clubes, marcas e torcedores.
* Por Mario Bini
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