11/04/2013

ESTÁDIO 2 EM 1 NA TERRA DO SOL NASCENTE


Chegou a hora de irmos ao outro lado do mundo, mais precisamente no Japão, conhecermos o Sapporo Dome e toda a eficiência e tecnologia sempre comum quando falamos do País do Sol Nascente. 

Utilizado principalmente para Baseball (Hokkaido Nippon Ham Fighters) e futebol (Consadole Sapporo), a moderna arena com 41.580 lugares foi inaugurada em 2001 para receber 3 jogos da Copa do Mundo FIFA 2002. 

O gramado natural é tratado do lado de fora do estádio
 Como os campos de baseball e futebol tem dimensões diferentes, foi criado um gramado natural móvel para o futebol, que é conservado na parte externa do complexo e substituído pelo artificial nos jogos de Baseball. Para realização da troca de gramados o projeto foi contemplado com uma parede móvel de cerca de 90 metros de largura, O sistema de movimento simultâneo, permite que enquanto as paredes se deslocam (levando junto com elas os assentos correspondentes a este setor), o gramado também começa a se movimentar através de um sistema de ar comprimido para dentro da arena. Uma vez dentro, o gramado inicia um movimento de rotação até a posição adequada. Simultaneamente, as paredes começam a se fechar recolocando as fileiras de assentos no seu lugar original. A operação demora cerca de cinco horas, ocupando 16 pessoas no trabalho.

Este moderno estádio já foi palco também as cerimônias de abertura e encerramento do campeonato mundial de esqui nórdico, além participar dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Toda esta tecnologia e inovações foram construídas com um orçamento de U$$ 400 milhões, o que comprova que um estádio funcional tem que ser iniciado pelo seu projeto e não com reformas depois finalizado. Imaginem o custo que este processo de transformação iria ter se não fosse desenvolvido no projeto inicial? Provavelmente o valor do empreendimento quase dobraria.

*Por Mario Bini

Comente com o Facebook: