12/04/2013

SHOW DE CRIATIVIDADE E PAIXÃO EM DORTMUND


 Nesta semana o mundo se encantou com a criatividade da torcida do Borussia Dortmund, que criou um mosaico animado, e que muitos estão chamando de 3D. Na verdade a iniciativa não foi a primeira. Muito pelo contrário, em partidas importantes, os torcedores alemães não poupam esforços e costumam desenvolver ações que dão o tom da partida que está por vir.

No último jogo, foi criado um painel que se transformou na taça mais desejada pelos clubes europeus e a sua frente surgiu o torcedor símbolo do Borussia olhando em um binóculos, como se estivesse mirando o objetivo do clube. A iniciativa surpreendeu até aos jogadores, que como resposta, correram até o último minuto para conseguir a classificação.



O Signal Inunda Park, que até 2005 era chamado de Westfalenstadion, é um dos mais tradicionais estádios alemães e já foi sede de duas edições de Copa do Mundo (1974 e 2006), tendo inclusive recebido a partida entre Brasil x Holanda, na década de 70, quando a Laranja Mecânica venceu a seleção tricampeã mundial por 2x0.

No setor popular, 25 mil torcedores podem ficar de pé
 Este estádio destinou um dos seus setores para os torcedores que preferem acompanhar as partidas de pé. Por sinal é ali que acontecem os shows organizados pelos fãs da equipe. Para que os brasileiros tenham noção, a ideia deste setor é similar ao que o Grêmio está procurando fazer em sua nova arena.

A relação da torcida com o estádio é tão íntima, que hoje a média de ocupação em partidas do campeonato nacional é de aproximadamente 80.500 expectadores, sendo que a capacidade total do Signal Inunda Park é de 80.720 pessoas, tendo 25.000 de pé.

Desde sua inauguração, em 1974, os gestores do estádio procuraram valorizar os setores populares. Já em sua partida inaugural, diante do  Shalke 04, o local tinha capacidade para 54.000 torcedores, sendo que 34.000 não tinham onde se sentar. Com a modernização do esporte a proporção diminuiu, mas os que preferem assistir aos jogos de pé seguem fazendo parte do espetáculo, com toda a segurança possível. O resultado não poderia ser melhor e a relação torcida/estádio segue impecável.

* Por Rodrigo Calvoso
Confira algumas ações criadas pelos torcedores ao longo dos anos: 

- Caveira surge na arquibancada na partida contra Wolfsburg


- A vez da coroa em partida diante do Arsenal (ING)


- Escudo animado no confronto com o Manchester City (ING)


- You´ll never walk alone no estilo Borussia Dortmund





Comente com o Facebook: