02/04/2013

ITAIPAVA ARENA FONTE NOVA


 Tema de outra matéria aqui da Estádios e Arenas, o naming rights começa a ser explorado pelos gestores brasileiros, e, já temos o primeiro nome vendido em um estádio que será utilizado na Copa.

Primeira Arena da Copa do Mundo 2014 que concretizou a venda de seu nome, pela bagatela de R$ 10 milhões/ano até 2023, foi a Fonte Nova, que agora passa a ser chamada de Itaipava Arena Fonte Nova.

Seguindo os padrões norte americano de venda de naming rights antes da inauguração, o consórcio OAS/ODEBRETCH, já começa a obter retorno financeiro com o empreendimento. Importante destacar que a operação se bem gerida será vantajosa para os dois lados.

Como está montando uma fábrica em Salvador e pretende chegar com força ao mercado nordestino, a cervejaria adotou como estratégia de marketing a aquisição do nome da arena, porém como já destacamos diversas vezes, é necessário interagir com o público e não somente adquirir o nome. É necessário fidelizar o torcedor/consumidor com promoções, ativações e benefícios para que o investimento tenha o retorno desejado, que é o aumento de mercado consumidor. Como case podemos citar outro post recente que foi o Trophy Tour da taça da Champions League promovido pela Heineken. 

Além dos possíveis benefícios elencados acima, a Itaipava, com esta ação, entra no mercado do futebol, até hoje dominado quase que integralmente pela Ambev. Sendo assim, aguardaremos as cenas dos próximos capítulos, pois a briga promete e quem ganha com isso são os torcedores, que possivelmente serão inundados com todo o tipo conteúdo promocional na “guerra” que se inicia.

Bem vindo Brasil e brasileiros ao Futebol do século XXI!

*Por Mario Bini

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