Durante a transmissão da Globo a Allianz Arena se transformou em Arena de Munique |
A Rede Globo anunciou no dia de
hoje, através de um comunicado à imprensa, que as marcas detentoras do naming
rigths dos estádios brasileiras poderão ser citadas durante a programação,
porém em nenhuma hipótese pelos locutores durante as transmissões. Ainda de
acordo com a emissora o quadro poderá ser alterado, caso a empresa
patrocinadora concorde em reverter parte da verba para a rede de comunicação.
Esse anúncio mostra o quanto
precisamos evoluir no quesito marketing e comunicação esportiva. Existe algum
lugar do mundo em que a Allianz Arena seja chamada por outro nome? Apenas no
Brasil, aliás, apenas pela maior emissora do país, que na última rodada da UCL
resolver rebatizar o estádio de Arena de Munique! Além da política ser uma
falta de respeito com os patrocinadores é um serviço de desinformação que
confunde o telespectador.
A Itaipava Arena Fonte Nova é uma dos novos estádios afetados pela política da emissora |
A decisão já afeta diretamente a
Itaipava e a Allianz Seguradora, que compraram o direito de utilizar seus nomes
nos estádios Fonte Nova e Palestra Itália, respectivamente. Ao invés de
buscarem o aprimoramento e a qualificação das arenas, o que certamente
incentivaria novas empresas a ingressarem neste rentável mercado, agora elas serão
obrigadas a remanejar seus orçamentos para que sejam citados pela emissora.
Tanto criticamos as empresas que
não investem nessa política, entretanto, um dia depois do anúncio de uma
interessante promoção da Allianz, que deixará o torcedor palmeirense escolher o
nome da futura arena, recebemos essa infeliz política que apenas incentivará
que o mercado nacional siga estagnado nesse sentido.
*Por Rodrigo Calvoso
Comente com o Facebook: