30/04/2013

GLOBO PROÍBE CITAÇÃO DE NAMING RIGHT

Durante a transmissão da Globo a Allianz Arena
se transformou em Arena de Munique

A Rede Globo anunciou no dia de hoje, através de um comunicado à imprensa, que as marcas detentoras do naming rigths dos estádios brasileiras poderão ser citadas durante a programação, porém em nenhuma hipótese pelos locutores durante as transmissões. Ainda de acordo com a emissora o quadro poderá ser alterado, caso a empresa patrocinadora concorde em reverter parte da verba para a rede de comunicação.

Esse anúncio mostra o quanto precisamos evoluir no quesito marketing e comunicação esportiva. Existe algum lugar do mundo em que a Allianz Arena seja chamada por outro nome? Apenas no Brasil, aliás, apenas pela maior emissora do país, que na última rodada da UCL resolver rebatizar o estádio de Arena de Munique! Além da política ser uma falta de respeito com os patrocinadores é um serviço de desinformação que confunde o telespectador.

A Itaipava Arena Fonte Nova é uma dos novos
estádios afetados pela política da emissora
A decisão já afeta diretamente a Itaipava e a Allianz Seguradora, que compraram o direito de utilizar seus nomes nos estádios Fonte Nova e Palestra Itália, respectivamente. Ao invés de buscarem o aprimoramento e a qualificação das arenas, o que certamente incentivaria novas empresas a ingressarem neste rentável mercado, agora elas serão obrigadas a remanejar seus orçamentos para que sejam citados pela emissora.

Tanto criticamos as empresas que não investem nessa política, entretanto, um dia depois do anúncio de uma interessante promoção da Allianz, que deixará o torcedor palmeirense escolher o nome da futura arena, recebemos essa infeliz política que apenas incentivará que o mercado nacional siga estagnado nesse sentido.

*Por Rodrigo Calvoso

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